sexta-feira, 30 de julho de 2010

CORPORAÇÃO MUSICAL SANTA CECÍLIA HOMENAGEARÁ ADONIRAN BARBOSA


DIA 07 DE AGOSTO ÀS 20h NAS ESCADARIAS DO SANTUÁRIO DO SENHOR JESUS.

APRESENTAÇÃO GRATUITA


A centenária Corporação Musical Santa Cecília desta cidade de Monte Alegre do Sul realizará apresentação especial para homenagear o centenário de nascimento do sambista criador de Saudosa Maloca e Trem das Onze, Adoniram Barbosa, morto em 1982.

A Banda Santa Cecília, como é carinhosamente conhecida na região do Circuito das Águas Paulista, foi fundadatem em 1895 e em sua rica história coleciona episódios ilustres como a gravação de uma propaganda ao lado do sambista ocorrida em 1974.

Nela ficou imortalizado o bordão “Nós viemos aqui pra beber ou pra conversar ?” proferido pelo próprio Adoniram, durante as gravações.

No filme, propaganda da cerveja Antarctica, rodado nas ruas centrais da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, a Corporação Musical participa da inauguração da “estauta” do famoso benemérito Ataliba que assustou a todos quando falou em meio à comemoração.


Durante o evento serão contados trechos da história da Banda, que é hoje, graças ao empenho de seus músicos e colaboradores, Ponto de Cultura do Estado de São Paulo e completa em Novembro deste ano 115 anos de existência. Também será rodado em telão a propaganda onde ela participou ao lado do sambista que completaria, em 6 de Agosto, 100 anos de idade.


A apresentação será inteiramente gratuita, as 20:00 horas do dia 07 de Agosto, na Praça Bom Jesus em frente às escadarias do Santuário.

Confira a História da Corporação Musical Santa Cecília


A Corporação Musical Santa Cecília, Banda da cidade de Monte Alegre do Sul, situada no Circuito das Águas Paulista, completará 115 de existência e tradição em 22 de novembro de 2010, dia de sua padroeira e padroeira da música, Santa Cecília.

Conserva ao longo destes anos, graças ao empenho e dedicação de seus regentes, poder público e comunidade, a tradição das Corporações Musicais de interior, tornando-se patrimônio histórico e cultural imaterial da cidade.
No início de sua longa trajetória, que data de 1895, inicialmente era chamada de “SOCIETÁ MUSICALE GIUSEPPI VERDI”, fundada pelos imigrantes italianos, residentes na região. Em 1942, devido à II Guerra Mundial, onde todos os nomes italianos deveriam ser alterados, a Banda passou a chamar-se “BANDA FILARMÔNICA LIRA SANTA CECÍLIA”, tendo sua inauguração oficial, no dia 22 de novembro daquele ano, dia de Santa Cecília. A Banda era composta por 13 músicos e suas apresentações sempre estiveram presentes nos eventos ilustres realizados na cidade. No ano de 1944, em decorrência de mudança em sua Diretoria, recebeu o nome que permanece até os dia de hoje, CORPORAÇÃO MUSICAL SANTA CECÍLIA. Nesse mesmo ano, com o término da II Guerra Mundial, foi especialmente convidada pelo então Prefeito da Cidade de Amparo para receber os heróicos pracinhas que retornavam da Itália, para orgulho do povo Montealegrense.

Teve seu período de glória entre 1940 e 1950. Nessa época, participou e venceu vários concursos da região.

Em 1974, aconteceu mais um episódio especial para a Corporação: a gravação de uma propaganda para a cerveja Antarctica, no coreto da cidade, ao lado do sambista Adoniram Barbosa, fato que até hoje é lembrado com orgulho pelos montealegrenses e amantes da Corporação Musical Santa Cecília.

VEJA VIDEO DA PROPAGANDA DA CERVEJA ANTARCTICA COM ADONIRAN BARBOSA E A BANDA SANTA CECÍLIA EM MONTE ALEGRE DO SUL - 1974

terça-feira, 27 de julho de 2010

CESTARIA COM BAMBU

SR. ANTONIO PRETO DE GODOY, MAIS CONHECIDO COMO "MILHO VERDE", TEM 71 ANOS. NASCEU EM 28 DE JUNHO DE 1939.
UTILIZA BAMBUS PARA SEU TRABALHO. DAS TRAMAS NASCEM UTILITÁRIOS. MAGICAMENTE, NÃO FOSSEM FEITOS POR MÃOS HUMANAS. "SEU MILHO VERDE" VAI TECENDO AS TRAMAS DE MODO PRIMITIVO, INTUITIVO, SEM A PREOCUPAÇÃO COM A ESTÉTICA. ASSIM TECE SUA VIDA: SIMPLES, ISOLADO NUM SÍTIO, O SÍTIO SANTO ANTONIO, NO BAIRRO DOS AGUDOS, NAS CERCANIAS DE MONTE ALEGRE DO SUL. E FAZ ARTE. PRIMITIVA. E COMO FAZ...
TEMOS A SATISFAÇÃO EM TÊ-LO COMO NOSSO COMPANHEIRO NA ASSOCIARTE.
Fotos cedidas pela artesã associada Gugliana D´al Bello Guazzelli












sábado, 24 de julho de 2010

INCÊNDIO NO MORRO DO CRISTO REDENTOR.wmv

FOGO DESTRÓI NOSSO CARTÃO POSTAL: O MORRO DO CRISTO

JULHO DE 2010. O FOGO DESTÓI RAPIDAMENTE NOSSO CARTÃO POSTAL: O MORRO DO CRISTO REDENTOR. FOGO SÓ DESTRÓI QUANDO ALGUMA PESSOA FAZ USO INDEVIDO DELE: ATO CRIMINOSO? DESCASO? INCONSEQUÊNCIA?
O MESMO FOGO QUE AQUECE OS CORPOS EM DIAS DE INVERNO, MATA OS INDEFESOS SERES DA NATUREZA: VEGETAÇÃO, ANIMAIS E A VIDA QUE ALI ESTAVA À ESPERA DE QUEM QUISESSE ALCANÇAR SEU TOPO E ADMIRAR MONTE ALEGRE DO SUL AQUI EM BAIXO.
O CRISTO REDENTOR SÓ PODE ASSISTIR A TUDO. BEM QUERIA SAIR DE SEU PEDESTAL E DENUNCIAR O AGRESSOR. QUEM SABE CHEGARÁ O DIA EM QUE O FAÇA...























terça-feira, 20 de julho de 2010

ASSOCIARTE RECEBE TURISTAS DA CVC: RIO DE JANEIRO, ESPÍRITO SANTO E SÃO PAULO

COM FREQUÊNCIA, A ASSOCIARTE RECEBE TURISTAS VINDOS COM A EMPRESA CVC, ACOMPANHADOS PELO GUIA EDUARDO SILVA. ESTE GRUPO PERCORRERÁ ALGUMAS CIDADES VIZINHAS E INTEGRANTES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA: PEDREIRA, AMPARO, SERRA NEGRA, LINDÓIA E ÁGUAS DE LINDÓIA.
EM MONTE ALEGRE DO SUL VISITARAM O SANTUÁRIO DO SENHOR JESUS, A ASSOCIARTE E A CASA DA FAMÍLIA DO SR. ZEZÉ VALENTE, IDEALIZADOR DO "FECHA CORPO".
INTERESSARAM-SE PELA CURIOSIDADE QUE ANUALMENTE, ÀS SEXTAS FEIRAS SANTAS, SÃO OFERECIDAS PEQUENAS DOSES DE CACHAÇA COM ERVA ACOMPANHADAS DE PÃO COM ALICHE. DIZEM QUE FECHA O CORPO CONTRA TODOS OS MALES. E FECHA MESMO...
Dia da visita: 19 de julho e 2010

Residência do sr. Zezé Valente
Na Praça Bom JesusNo Santuário do Senhor Jesus

O guia Eduardo Silva

Turistas com a artesã da ASSOCIARTE Ivani Lourençon de Lima