quarta-feira, 15 de setembro de 2010

OS BILBOQUÊS DE CIDINHA SOUZA PINTO

ORIGINARIAMENTE O BILBOQUÊ É FEITO COM UMA ESFERA DE MADEIRA, TENDO EM SEU CENTRO UM ORIFÍCIO. PRESO NA MESMA, UM FIO ATADO EM UMA PEQUENA HASTE. COM UM MOVIMENTO DAS MÃOS, O JOGADOR DEVERÁ ENCAIXAR A ESFERA NA HASTE.
SOU COLECIONADORA DE BILBOQUÊS. MEU PRIMEIRO, GANHEI DE MINHA MÃE AOS 7 ANOS DE IDADE. OS DEMAIS VIERAM COMO PRESENTES OU ADQUIRIDOS EM VIAGENS: HÁ OS BRASILEIROS DE DIVERSOS TAMANHOS E PESOS, OS CHILENOS, URUGUAIOS E VAI POR AÍ...
ESTES AQUI SÃO UMA VARIAÇÃO DO ORIGINAL QUE ME PERMITI FAZER. DEU CERTO.
ESTA PEÇA É DE BAMBU, CORTADO A PARTIR DO "NÓ". MEDE APROXIMADAMENTE 6 A 7 CM DE COMPRIMENTO. EQUIVALE À ESFERA DO BILBOQUÊ ORIGINAL
ESTA PEÇA ABAIXO TAMBÉM É FEITA DE BAMBU: UMA VARETINHA DE UNS 15 CM DE COMPRIMENTO FURADA AO MEIO, ONDE SE PRENDERÁ O CORDÃO.
USAR BARBANTE FLEXÍVEL PARA SER PRESO À VARETINHA E AO "COPO", QUE DEVERÁ TER UM FURO EM SEU CENTRO.

O BILBOQUÊ ESTÁ PRONTO. É SÓ JOGAR: O "COPO" DEVERÁ FICAR COM A "BOCA" PARA BAIXO, COMO FOSSE UM PÊNDULO. COM UM MOVIMENTO DA MÃO QUE SEGURA A HASTE, O JOGADOR DEVERÁ ENCAIXÁ-LA NO "COPO". MARCA-SE ASSIM O PONTO.








Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.
O brinquedo pelo mundo
A palavra
francesa bilboquet não aparece em muitos dicionários de inglês. No entanto, ali constam palavras como bilbo, uma espécie de algema de ferro usada para prender os pés dos prisioneiros, ou ainda uma espada finamente temperada, originária de Bilbao, na Espanha. Esta cidade fica na região basca, de onde vem o jai alai, um jogo que usa um tipo de “pegador e bola”. É também uma região que, desde a Antiguidade, recebe influência dos mais variados povos: cartagineses, romanos e árabes, entre outros.


Em
francês, a palavra bilboquet tem relação com a palavra bille, que tanto pode ser traduzida como "pequeno bastão" , como por "bolinha-de-gude". Estudiosos da língua afirmam que a palavra bilboquet aparece em textos franceses pelo menos desde 1534.
Existem evidências de uma larga disseminação do uso desse jogo.
Pinturas européias indicam que ele era praticado nas cortes reais e aldeias do continente. Também pode-se encontrar este jogo em culturas de diversas partes do mundo: Japão, México, América do Norte e América do Sul. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário