domingo, 6 de fevereiro de 2011

COMO CONSTRUIR UMA CUÍCA COM LATINHA E BARBANTE

Fácil construir uma cuíca. Com ela, poderão ser obtidos sons pra marcar um rítimo ou então outros sons, dependendo de sua habilidade: coachar do sapo, cacarejar da galinha ou canto do galo. Então vamos lá.
Passo 1 - Uma pequena lata. As de massa de tomate são as mais apropriadas. Retire sua tampa, tomando o cuidado para que as bordas não apresentem "dentes" que podem machucar as mãos.
Faça um furo com um pequeno prego no centro do lado oposto à abertura da lata. Utilize um prego cujo diâmetro seja equivalente à grossura de um barbante ( figura abaixo)

Passo 2 - Passe base acrílica sobre a parte onde foi feito o furo para que depois possa receber uma camada de tinta artesanal de acordo com as cores de sua preferência.

Passo 3 - Corte um pedaço de barbante de aproximadamente meio metro e passe parafina em toda sua extensão, utilizando uma vela. (figuras abaixo)

Passo 4- Para dar mais charme à cuíca, cubra a lata com barbante ou pinte-a utilizando o mesmo processo descrito. Utilizei linha fina colorida. ( figuras abaixo)


Passo 5 - Passe o fio pelo orifício, dando um nó do lado de fora, para fixá-lo. O fio longo passará por dentro da lata e ficará solto, de modo que você possa pegá-lo com uma das mãos. ( duas últimas figuras).



Passo 6 - Pronto. A cuíca está pronta. Para obter os sons mencionados, segure a latinha com uma das mãos e com a outra pressiona o barbante com os dedos indicador e polegar, fazendo-s deslizar pelo fio. Aí então, a galinha cacareja, a cuíca chora, o galo canta ou o sapo coacha.


Autora: Cidinha Souza Pinto
Essas peças poderão ser encontradas na loja da ASSOCIARTE - Praça Bom Jesus s.n
Centro - Monte Alegre do Sul - SP

5 comentários:

  1. Nossa me desculpa, acho que sou muito devagar, não entendi.
    E como é que sai o som? O som é processo da fricção do barbante na latinha?
    A lata deve ficar aberta? Mas ali parece que a lata estava fechada. Totalmente fechada....
    É porque parece simples demais.

    ResponderExcluir
  2. Qual o propósito da base acrílica, eu fazer sem ela?

    ResponderExcluir
  3. mt mt mt foda adoreii e me ajudo mt vlw ae

    ResponderExcluir