domingo, 18 de julho de 2010

SABOREANDO MORANGO COM CHOCOLATE

SILVIA HELENA DOS SANTOS PEREIRA É PLANTADORA DE MORANGO COM SEU MARIDO RONALDO PEREIRA, NO DISTRITO DAS MOSTARDAS, EM MONTE ALEGRE DO SUL. PRODUZEM MORANGO ORGÂNICO, SEM ADIÇÃO DE AGROTÓXICOS. COM ELE TAMBÉM FAZEM OUTRAS DELÍCIAS: GELÉIAS, LICORES E COMO MOSTRA ESTE POST, MORANGO COM CHOCOLATE.
ESSA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA PRAÇA BOM JESUS, COMO PARTE DAS OFICINAS DO 2º FESTIVAL GASTRONÔMICO DO MORANGO, DIA 17 DE JULHO DE 2010 - PRAÇA BOM JESUS

Os adeptos dos Orgânicos
"Ronaldo Pereira produz morango há 30 anos e nos últimos quatro se especializou na produção orgânica. Com auxilio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), o agricultor passou a ter uma lavoura de 25 mil pés de morango com 560 de adubação natural. “É muito bom trabalhar com orgânico porque diminui os gastos de produção”, afirma Pereira. O produtor de Monte Alegre do Sul, a 130 km de São Paulo, não usa nenhum sintético químico, mas não possui nenhum selo que certifique sua colheita como orgânica. Com isso, ele não vende o produto oficialmente como orgânico, mas já está criando um plantel de consumidores fiéis. “A cada ano a minha freguesia está melhorando, porque o pessoal que compra está confiando no meu trabalho”, afirma Pereira. Sobre os problemas com pragas o produtor diz que nos anos com a plantação natural tem menos incidência. “O cultivo orgânico controla até melhor que o cultivo convencional. Ele acaba tendo menor incidência de pragas que o convencional”, diz Pereira. O pesquisador científico da APTA, Joaquim Adelino de Azevedo Filho, explica os motivos para essa melhora. “Devido à adubação mais equilibrada no sistema orgânico, dentro da planta existe menos aminoácido livre, que é o alimento dos ácaros, então no sistema convencional existe uma quantidade muito grande (de aminoácido livre) e os ácaros se reproduzem mais facilmente, o que não acontece no cultivo orgânico”, explica o pesquisador."
fotos: cidinha souza pinto







Nenhum comentário:

Postar um comentário