Dentre as diversas atividades do SEBRAE está a capacitação de empreendedores. Esses podem ser considerados como pessoas físicas ou jurídicas que demonstrem interesse em montar um negócio, um empreendimento, individual ou coletivo. Em Monte Alegre do Sul, dentre as variadas ações do SEBRAE encontra-se a capcitação de artesãos locais para o exercício de sua profissão, montagem de seu negócio e comercialização de suas peças. O curso teve início em fevereiro de 2010 e deverá se estender até o mes de dezembro, com encontros mensais.
O tema central do curso denominado NIVELAMENTO TÉCNICO é PRODUÇÃO E MERCADO, onde serão abordados os seguintes aspectos: identificação da demanda, identificação da oferta, melhoria do produto, melhoria de processos, comercialização, divulgação, valores agregados e capacitação de produtores.
Para trabalhar as questões dos artesãos locais, será realizado ao longo do curso levantamento dos interesses dos mesmos assim como qualificação do mercado consumidor: quem compra, por que compra, o que compra, com que frequência se compra, quanto o comprador está disposto pagar e finalmente quem são os concorrentes e os parceiros.
A ASSOCIARTE, por contar com existência de 4 anos e meio, já percorreu alguns caminhos para sua constituição. Esse aspecto tem facilitado a participação e acompanhamento do conteúdo do curso pelos artesãos associados. Por incompatibilidade de horário, dos 9 artesãos da ASSOCIARTE, participam 4. Os demais são da comunidade e não integram o quadro de associados da ASSOCIARTE.
Nas fotos: artesãos e o consultor do SEBRAE, instrutor do curso Artur Shoiti - março de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário