sábado, 20 de março de 2010

MARIA ELISA BERLOFA ROBBI: TEAR MANUAL DE PREGO E OUTRAS ARTES

MARIA ELISA EXECUTOU CACHECOL, GORRO E XALE EM CROCHÊ. A MODELO FOI IVANI LOURENÇON DE LIMA, ARTESÃ, NOSSA COMPANHEIRA NA ASSOCIARTE. NOS DIVERTIMOS PRA VALER.

FOTO DA PEÇA COM APROXIMAÇÃO DE DETALHES


FOTO PARA VISUALIZAÇÃO DE DETALHES DA PEÇA



DICAS PARA EXECUÇÃO DE PEÇA PARA SUPORTE DE LAP TOP











NAS IMAGENS QUE SEGUEM, MARIA ELISA ROBBI DÁ UMAS DICAS DE COMO CONFECCIONAR UM SUPORTE PARA LAP TOP QUE PODERÁ TAMBÉM SER UTILIZADO COMO BASE PARA COLOCAÇÃO DE PRATOS PARA LANCHES RÁPIDOS.





MATERIAL: 01 PLACA DE MDF MEDINDO 45x35 cm. CONFECCIONA-SE UMA ALMOFADA NAS MEDIDAS DA PLACA. UTILIZA-SE TECIDO PARA FORRO E TECIDO PARA COBERTURA DA ALMOFADA. ESTIMAM-SE 45 cm DE TECIDO PARA CADA UMA DAS PEÇAS, CASO OS MESMOS TENHAM MEDIDA PADRÃO. O ENCHIMENTO DA ALMOFADA PODERÁ SER FEITO COM BOLINHAS MÍNIMAS DE ISOPOR OU MANTA ACRÍLICA. SE FOR ESTA A OPÇÃO, UTILIZA-SE A MEDIDA DE 1m. OUTROS MATERIAIS: LIXA PARA DAR ACABAMENTO À PLACA DE MDF, BASE ACRÍLICA E TINTA ACRÍLICA. O DESENHO DA SUPERFÍCIE FICA POR CONTA DO ARTESÃO. E MAIS: TINTA PARA ARTESANATO ( MADEIRA), 4 BOTÕES GRANDES, ELÁSTICO PARA PRENDÊ-LOS À ALMOFADA E VERNIZ TRANSPARENTE. OBSERVAÇÃO: NA PLACA DE MDF DEVE-SE FAZER UM PEQUENO CORTE COMO É MOSTRADO NAS FOTOS PARA ENCAIXE DOS BOTÕES QUE SUSTENTARÃO A ALMOFADA. ENTÃO... MÃOS Á OBRA...



































CROCHÊ






ROSÁCEAS DE CROCHÊ APLICACAS EM CAIXAS







CUSTOMIZAÇÃO: DAS PERNAS DE UMA CALÇA JEANS... UMA BOLSA















TRANSFORMANDO SOBRAS DE TECIDO EM BOLSA







CROCHÊ






APROVEITAMENTO DE LATINHA VAZIA ADORNADA COM TECIDO - FUXICO







BONECA DE TRICÔ

















APLICAÇÃO DE ROSÁCEAS DE CROCHÊ EM TOALHA

OUTROS TRABALHOS DE MARIA ELISA






- MARCADORES PARA LIVROS - PEÇAS DE ORIGAMI EXECUTADAS EM TECIDO
O Origami é conhecido como a arte de dobradura de papel. Neste caso, utiliza-se o tecido preparado com uma espécie de goma, antes de ser feito o trabalho. Sua origem é japonesa - orikami- (ori=dobrar e kami= papel). Essas pequenas peças ( foto acima) são utilizadas no canto das páginas dos livros, como marcadores.







PEÇAS EXECUTADAS EM CROCH
















PEÇAS EXECUTADAS EM CHOCHÊ













PEÇAS EXECUTADAS EM TEAR MANUAL DE PREGOS








MARIA ELISA BERLOFA ROBBI, ASSOCIADA E UMA DAS FUNDADORAS DA ASSOCIARTE TRABALHA COM "TEAR MANUAL DE PREGO". FAZ TAMBÉM OUTRAS ARTES: PEÇAS EM CROCHÊ E TRICÔ, ORIGAMI DE TECIDO, BOLSAS COM APROVEITAMENTO DE RETALHOS DE TECIDO. "CUSTOMIZAÇÃO" É O TERMO SOFISTICADO, USADO ATUALMENTE PARA ESSA ARTE.

TECELAGEM MANUAL : TEAR MANUAL DE PREGOS

Tecelagem manual é a designação da atividade que responde pela confecção de peças de vestuário, de ornamentação ou de outros usos, com a utilização de equipamento específico, um tear manual, porém simplificado.
Seu uso inicial ocorreu inicialmente com os gregos e romanos. Muito utilizado Na Itália, a partir do século XIV, a tecelagem manual foi a responsável pelos veludos e brocados de Veneza e pela seda, em Milão e Turim.
Na França, no século XVI, pode-se encontrar as tapeçarias Gobelin. O tear mecânico surge na Inglaterra, movido a vapor para a produção industrial em larga escala.Exceção é feita no Oriente Médio onde a confecção de tapetes ainda se utiliza de teares manuais, em processo artesanal.
Nas Américas, a tecelagem manual foi iniciada pelos Andes peruanos, com o povo azteca. Essa atividade continua sendo a grande marca dos artesãos indígenas na América Latina.
No Brasil, a tecelagem foi iniciada com nações indígenas que trabalhavam com algodão, lã, palha de milho e outros fios naturais.
O sul do Estado de Minas Gerais conservou essa tradição. Atualmente é um dos mais importantes exportadores de tapeçarias confeccionadas em "tear de pedal",cujos fios são naturalmente tingidos (com tintas vegetais).

ref: wikipédia

2 comentários:

  1. Ivani, nossa top model!!!!
    Sua mais nova profissão, quem imaginaria, hein?!!!

    ResponderExcluir
  2. Ivani agora é o ó do borogodó... Nossa modelo mesmo. E ficou muito bem na fita... Vamos repetir. E na próxima vez, nas passarelas.

    ResponderExcluir