segunda-feira, 29 de março de 2010

SANTINA BERLOFA CONTA SUA HISTÓRIA



AS ANDANÇAS DE SANTINA BERLOFA CONTADAS POR PALAVRAS


SANTINA CONTA HISTÓRIAS: DE PESSOAS. FAZ RELATOS PELA PALAVRA FALADA. NÃO PRECISA DA ESCRITA. FALA PARA NÓS, SEUS ESCRIBAS, QUE QUEREMOS DEIXAR REGISTRADOS SEUS TRAÇADOS PELA VIDA E PELA ARTE. ONTEM, DOMINGO, DIA 28 DE MARÇO DE 2010 FUI OUVIR, COM IMENSO PRAZER, MAIS UMA VEZ OS RELATOS DE SANTINA. (ÀS VEZES EU A CHAMO DE SANTINA. OUTRAS VEZES, DE DONA SANTINA, QUANDO PERCEBO QUE TOMEI LIBERDADE DEMAIS. NUNCA SE INCOMODOU.) FOMOS CONVERSANDO. RELATO AQUI ALGUMAS PASSAGENS, COM SUA PERMISSÃO:

NASCEU DIA 1º DE NOVEMBRO DE 1931, NO BAIRRO DOS TOLEDOS, EM LINDÓIA, CIDADE VIZINHA A MONTE ALEGRE DOS SUL. COM A FAMÍLIA, TRABALHADORES EM LAVOURAS DE CAFÉ ( ERAM MEEIROS), MOROU EM SERRA NEGRA, JAGUARIUNA, TUIUTI, SÃO ROQUE ATÉ VIR PARA MONTE ALEGRE DO SUL, NO BAIRRO DA FURQUILHA.

MAS DE SUA INFÂNCIA EM LINDÓIA É QUE TRAZ AS MARCAS DA ARTE: APRENDEU COM A MÃE FAZER PETECAS E TECELAGEM COM PALHAS DE MILHO. COM AS PETECAS, BRINCAVA NOS TERREIROS DE CAFÉ. AS OUTRAS CESTARIAS, VENDIA COM ELA EM LOJAS DE ARTESANATO NA CIDADE DE SERRA NEGRA.

HOJE DÁ CONTINUIDADE À TRADIÇÃO: É ARTESÃ, ESPECIALISTA EM TECELAGEM COM PALHA DE MILHO E SEU "CAFÉ MONTE ALEGRE", PLANTADO, COLHIDO E BENEFICIADO NESTA CIDADE, MANTÉM AS CARACTERÍSTICAS DO CAFÉ DA ROÇA.

DE FAMÍLIA NUMEROSA ( 12 IRMÃOS), DIZ QUE ERA O "BRAÇO DIREITO DE SEU PAI NA ROÇA, POR ONDE TRABALHOU POR MAIS DE 40 ANOS, MESMO DEPOIS DE CASADA)."

SANTINA NÃO É SOMENTE A TECELÃ DA PALHA DO MILHO. FAZ ABROLHOS, A REFINADA, DIFÍCIL E QUASE INEXISTENTE ARTE DE TECER DESENHOS COM OS FIOS DO PRÓPRIO TECIDO. APRENDEU QUANDO MENINA.

AH... MAS SANTINA É ALQUIMISTA. PLANTA, COLHE, ESTUDA EM LIVROS E RECORRE À TRADIÇÃO PARA INDICAR REMÉDIOS CASEIROS COM PLANTAS MEDICINAIS. PARA OS MALES DO CORPO E DA ALMA TEM UM REMÉDIO: OS CHÁS. SEU PEQUENO QUINTAL É UMA FLORESTA VIVA DE ERVAS, UM EMARANHADO DE PLANTAS QUE SOMENTE ELA ENTENDE. TAMBÉM PUDERA... SUA AVÓ PATERNA ERA ÍNDIA. NÃO TEM CERTEZA, PORQUE NÃO HÁ REGISTROS, MAS ERA DESCENDENTE DE UMA TRIBO DA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA -SP, NAS VIZINHANÇAS DE MONTE ALEGRE DO SUL.

SANTINA FAZ DIARIAMENTE CAMINHADAS PELA CIDADE. SEMPRE O MESMO TRAJETO. SEMPRE COM A MESMA AMIGA. VAI ATÉ A FONTE DOS LEÕES, NA BEIRA DA MATA E CARREGA EM SUA INSEPARÁVEL SACOLA, VASILHAMES PESADOS CARREGADOS DE ÁGUA. CHOVA OU FAÇA SOL, CALOR OU FRIO, COMO DIZ, PORQUE EM SEU EMBORNAL É SEMPRE ACOMPANHADA POR SEU VELHO GUARDA-CHUVA E UM AGASALHO.

GOSTA DO QUE FAZ. GOSTA MUITO. ENCONTRA TEMPO PARA A ARTE. É UMA DAS FUNDADORAS DA ASSOCIARTE. DIZ QUE SEU TRABALHO FICOU CONHECIDO E RECONHECIDO POR PARTICIPAR DA ASSOCIAÇÃO. ACHA GRAÇA QUANDO SE VÊ EM VÍDEOS OU EM PÁGINAS DESTE BLOG, POSTADOS PARA QUE O MUNDO TODO A VEJA. SINAIS DO TEMPO. PARA NÓS... E TAMBÉM PARA SANTINA, A MULHER DA ATUALIDADE.


COM MUITO CARINHO E ADMIRAÇÃO

CIDINHA SOUZA PINTO, ARTEIRA E PRESIDENTE DA ASSOCIARTE - 2010-2011

29 MARÇO 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário